84 Versículos para evangelizar: As melhores passagens Bíblicas

A evangelização é um chamado fundamental para todo cristão. Afinal, Jesus nos instruiu a ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura. Contudo, muitos se sentem inseguros sobre como começar essa jornada. Neste post, exploraremos 84 versículos para evangelizar, para compartilhar a mensagem de salvação.

Leia também: Veja outros versículos

Ademais, discutiremos estratégias eficazes para comunicar o amor de Deus de maneira relevante e impactante. Seja você um evangelista experiente ou alguém que está dando os primeiros passos nessa missão, certamente encontrará inspiração e orientação nas palavras que se seguem.

Versículos para evangelizar

1. João 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Versículos para evangelizar pessoas não crentes

Veja mais em: Versículos para evangelizar pessoas não crentes

2. Romanos 10:13

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

Levando o pecador ao arrependimento

3. Atos 3:19

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor.”

4. 2 Pedro 3:9

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”

Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores

5. 1 Timóteo 1:15

“Esta é uma palavra fiel e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.”

6. Lucas 19:10

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”

Ouvindo a Palavra e fortalecendo a fé

7. Romanos 10:17

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

8. Hebreus 11:6

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

Louve a Deus no meio do povo!

9. Salmos 35:18

“Dar-te-ei graças na grande congregação; louvar-te-ei entre muitíssimo povo.”

10. Salmos 22:22

“Declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.”

Deus é fiel para perdoar os nossos pecados

11. 1 João 1:9

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.”

12. Miqueias 7:18-19

“Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade.”

Não me envergonho da fé!

13. Romanos 1:16

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”

14. 2 Timóteo 1:8

“Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus.”

Versículos chave para evangelizar

15. João 14:6

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

16. Efésios 2:8-9

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Divulgue a Salvação para todos

17. Marcos 16:15-16

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

18. Atos 1:8

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.”

Versículo para evangelizar pessoas não crentes

19. João 5:24

“Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

20. 1 Pedro 3:15

“Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.”

Você foi escolhido para ser porta-voz da Salvação

21. João 15:16

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”

22. 2 Coríntios 5:20

“De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.”

Confesse que Jesus Cristo é o Senhor

23. Romanos 10:9-10

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para a salvação.”

24. Filipenses 2:11

“E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

Versículos para evangelizar na rua

25. Mateus 28:19-20

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

26. 2 Timóteo 4:2

“Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.”

Deus já provou o seu amor por todos nós

27. Romanos 5:8

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

28. João 15:13

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”

Atenda o chamado de Cristo para divulgar o Evangelho

29. Efésios 4:1

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.”

30. 1 Coríntios 9:16

“Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!”

Evangelizando e cooperando com Deus

31. 1 Coríntios 3:9

“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.”

32. Filipenses 1:5

“Por causa da vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.”

Versículos para evangelizar o pecador

33. Isaías 1:18

“Vinde, então, e arguí-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”

34. Ezequiel 18:32

“Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei.”

Prepare-se espiritualmente antes de pregar na rua

35. Efésios 6:11

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”

36. Lucas 12:12

“Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convém falar.”

Versículo para evangelizar alguém

37. 1 Coríntios 15:3-4

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”

38. João 6:47

“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.”

Versículos curtos para evangelizar

39. João 6:35

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.”

40. 1 João 4:8

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”

Pregue a palavra de Deus a tempo e fora de tempo

41. 2 Timóteo 4:2

“Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.”

42. 1 Pedro 3:15

“Mas santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai preparados sempre para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.”

Discipulando e anunciando o Evangelho

43. Mateus 28:19

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

44. Colossenses 1:28

“A quem anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo Jesus.”

Somos salvos pela graça de Deus

45. Efésios 2:8-9

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

46. Tito 2:11

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.”

Aproximando-se de Jesus e afastando-se do pecado

47. Tiago 4:8

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”

48. 1 João 1:7

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

Evangelizar é anunciar as boas-novas

49. Isaías 61:1

“O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.”

50. Marcos 1:15

“Dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”

Versículo para evangelizar jovem

51. 1 Timóteo 4:12

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, no espírito, na fé e na pureza.”

52. Eclesiastes 12:1

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles contentamento.”

Enviados para uma grande missão evangelística

53. Mateus 9:37-38

“Então disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.”

54. João 20:21

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.”

Versículos para evangelizar pessoas

55. Romanos 10:14

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”

56. João 13:34-35

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

Evangelizar é salgar a terra!

57. Mateus 5:13

“Vós sois o sal da terra; e se o sal se tornar insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.”

58. Colossenses 4:6

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como deveis responder a cada um.”

Evangelize com coragem!

59. Josué 1:9

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

60. Atos 4:29

“Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra.”

Versículos para evangelização

61. 2 Coríntios 5:11

“Assim que, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens; e somos cabalmente conhecidos de Deus; e espero que também nas vossas consciências sejamos conhecidos.”

62. 1 Tessalonicenses 2:8

“Assim nós, como éramos de afeição tão tenra para convosco, de boa vontade quiséramos comunicar-vos não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.”

A divindade de Jesus é meio da evangelização

63. João 10:30

“Eu e o Pai somos um.”

64. João 1:1

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Você é luz na escuridão

65. Mateus 5:16

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

66. Efésios 5:8

“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.”

Pois há um só Deus, um só Senhor!

67. 1 Timóteo 2:5

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

68. Efésios 4:5-6

“Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus, e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”

Versículos mais usados para evangelizar

69. João 14:6

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

70. Romanos 3:23

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”

Versículos para evangelizar amigos

71. Provérbios 18:24

“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão.”

72. João 15:15

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.”

Versículos para evangelizar ateus

73. Salmos 14:1

“Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem.”

74. Hebreus 11:3

“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”

Versículos para evangelizar crianças

75. Mateus 19:14

“Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.”

76. Provérbios 22:6

“Instrui o menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”

Versículos para evangelizar enfermos

77. Tiago 5:15

“E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”

78. Salmos 103:3

“É ele que perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades

79. Salmos 103:3

“É ele que perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades.”

80. Isaías 53:5

“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

Versículos para evangelizar famílias

81. Josué 24:15

“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

82. Efésios 6:4

“E vós, pais, não provoqueis à ira os vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

Versículos para evangelizar impíos

83. 2 Pedro 3:9

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”

84. Ezequiel 33:11

“Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?”

versiculos para evangelizar

Qual o melhor versículo para evangelizar?

Quando se trata de evangelização, João 3:16 é frequentemente considerado o versículo por excelência. Este versículo resume de maneira concisa o cerne do evangelho: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Não apenas isso, mas também apresenta o amor incondicional de Deus, o sacrifício de Jesus e a promessa de vida eterna. É um poderoso ponto de partida para qualquer conversa sobre fé.

Qual o principal versículo para evangelização?

Embora João 3:16 seja fundamental, Romanos 10:9 é igualmente crucial para a evangelização. Este versículo declara: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” Aqui, Paulo apresenta de forma clara os elementos essenciais da salvação: confissão e crença. É um versículo que não apenas explica o caminho para a salvação, mas também convida à ação imediata.

O que falar na hora de evangelizar?

Ao evangelizar, é primordial começar estabelecendo uma conexão genuína com a pessoa. Em seguida, compartilhe sua própria jornada de fé, pois histórias pessoais muitas vezes ressoam mais profundamente do que argumentos teológicos. Além disso, esteja preparado para abordar questões fundamentais como a natureza do pecado, o amor de Deus e o sacrifício de Jesus. Utilize versículos como Romanos 3:23 e Efésios 2:8-9 para ilustrar esses conceitos. Sobretudo, lembre-se de que o Espírito Santo é quem convence, então ore por sabedoria e sensibilidade enquanto compartilha a Boa Nova.

Ao abordar esses tópicos, é essencial manter uma atitude de amor e respeito. Afinal, como Paulo nos lembra em 1 Coríntios 13:1, “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.” Portanto, ao evangelizar, busque primeiramente compreender as necessidades e preocupações da pessoa com quem está falando. Dessa forma, você poderá apresentar o evangelho de maneira relevante e significativa para sua vida.

Ademais, esteja preparado para responder perguntas difíceis com graça e paciência. Nem sempre teremos todas as respostas, e está tudo bem admitir isso. O importante é apontar as pessoas para Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). Lembre-se também de que a evangelização não é um evento único, mas um processo. Às vezes, plantamos uma semente, outras vezes regamos, mas é Deus quem faz crescer (1 Coríntios 3:6-7).

Em conclusão, ao nos engajarmos na tarefa de evangelização, devemos estar fundamentados na Palavra de Deus, cheios do Espírito Santo e motivados pelo amor. Dessa maneira, poderemos efetivamente compartilhar a mensagem transformadora do evangelho, convidando outros a experimentar o amor e a graça de Deus que mudaram nossas próprias vidas.

Crente Sábio

Somos um grupo de cristãos dedicados ao estudo profundo da Bíblia e à reflexão sobre as maravilhosas obras de Deus em nossas vidas. Nosso blog é um espaço onde compartilhamos não apenas dúvidas comuns da Bíblia, mas também curiosidades, frases cristãs, estudos aprofundados, esboços de mensagens e uma variedade de temas relacionados à nossa fé.