Versículo sobre Dízimo: 59 Melhores passagens bíblicas

Neste post, exploraremos profundamente o tema do dízimo através das Escrituras, apresentando 47 dos melhores versículos sobre dízimo encontrados na Bíblia. O dízimo, uma prática antiga de oferecer a décima parte de nossos ganhos a Deus, é um assunto que desperta curiosidade e, por vezes, controvérsia entre os cristãos.

Leia também: Veja outros versículos

Ao longo deste artigo, examinaremos passagens tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, buscando compreender o propósito, a importância e a aplicação do dízimo em nossas vidas. Ademais, discutiremos como esse princípio bíblico pode ser relevante para os crentes nos dias atuais.

Versículo sobre Dizimo

1. Malaquias 3:10

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção sem medida.

2. Provérbios 3:9-10

Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

3. 2 Coríntios 9:7

Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.

Versículo sobre sobre dizimo e ofertas

4. Mateus 23:23

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.

5. Lucas 11:42

Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.

6. Hebreus 7:8

Aqui, certamente, homens mortais recebem dízimos, mas ali, aquele de quem se testifica que vive.

Versículos sobre dizimo no velho testamento

7. Levítico 27:30

Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, pertencem ao Senhor; santas são ao Senhor.

8. Números 18:21

Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.

9. Deuteronômio 14:22

Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo.

Versículos sobre ofertar e dizimar

10. 2 Coríntios 8:12

Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem.

11. Atos 20:35

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.

12. 1 Crônicas 29:9

Então, o povo se alegrou, porque de boa vontade fez estas ofertas; porque com inteireza de coração voluntariamente as ofereceu ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande júbilo.

Versículo sobre dizimo decima parte

13. Gênesis 14:20

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

14. Gênesis 28:22

E esta pedra que erigi por coluna será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

15. Hebreus 7:2

A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz.

Versículo sobre dizimo em proverbios

16. Provérbios 11:24

Há quem dê liberalmente e tenha cada vez mais; e também quem retém mais do que é justo, e acaba na pobreza.

17. Provérbios 3:27

Não negues o bem a quem de direito, estando em tuas mãos o poder de fazê-lo.

18. Provérbios 11:25

A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.

Versículo sobre dizimo Malaquias

19. Malaquias 3:8

Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

20. Malaquias 3:9

Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.

21. Malaquias 3:11-12

Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.

O primeiro dízimo

22. Gênesis 14:19

E abençoou-o, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra.

O dízimo de Jacó

23. Gênesis 28:20-21

Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus.

O dízimo entra na lei

24. Levítico 27:32

Também todo o dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor.

O dízimos é destinado aos levitas

25. Números 18:24

Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao Senhor em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel não tereis herança.

É ordenado o dízimo aos levitas

26. Números 18:26

Também falarás aos levitas e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por herança, deles oferecereis uma oferta ao Senhor: o dízimo dos dízimos.

Onde devemos dizimar?

27. Deuteronômio 12:6

Ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e as vossas ofertas votivas, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.

Dízimo de todo o fruto

28. Deuteronômio 14:23

E, perante o Senhor, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor, teu Deus, todos os dias.

O dízimo deve ser proporcional

29. Deuteronômio 16:17

Cada qual oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o Senhor, seu Deus, lhe houver concedido.

Dízimo usado para ajudar órfãos, viúvas e peregrinos

30. Deuteronômio 26:12

Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no terceiro ano, que é o ano dos dízimos, então, os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas cidades e se fartem.

Novamente o dízimo é usado para ajudar órfãos, viúvas e peregrinos

31. Deuteronômio 14:29

Então, virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão dentro da tua cidade, e comerão, e fartar-se-ão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.

O dízimo é ordenado para o povo de Jerusalém

32. 2 Crônicas 31:4

Deu ordem ao povo que morava em Jerusalém que entregasse a parte devida aos sacerdotes e aos levitas, para que eles se pudessem dedicar à Lei do Senhor.

Os dízimos generosos dos israelitas

33. 2 Crônicas 31:5

Logo que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias de cereal, mosto, azeite, mel e de todo produto do campo; trouxeram também em abundância o dízimo de tudo.

Exemplo de doação proporcional

34. Esdras 2:69

Segundo as suas posses, deram para o tesouro da obra sessenta e uma mil dracmas de ouro, cinco mil minas de prata e cem vestes sacerdotais.

Dízimos usados para sustentar os levitas e o templo

35. Neemias 13:12

Então, todo o Judá trouxe os dízimos do cereal, do vinho e do azeite aos celeiros.

Neemias estabelece o dízimo

36. Neemias 10:37

Como também as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas, pois eles, os levitas, recebem os dízimos em todas as cidades onde há lavoura.

A gratidão favorece o dízimo

37. Neemias 12:44

Também, no mesmo dia, se nomearam homens sobre as câmaras, para os tesouros, para as ofertas alçadas, para as primícias, para os dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes designadas pela Lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que ministravam.

Contribuições podem trazer prosperidade

38. Provérbios 3:10

Assim se encherão de fartura os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Quanto mais se dá, mais se recebe

39. Provérbios 11:24

Há quem dê liberalmente e tenha cada vez mais; e também quem retém mais do que é justo, e acaba na pobreza.

Devemos cumprir nossos votos

40. Eclesiastes 5:4

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.

O Senhor exige mais do que dízimos

41. Amós 4:4

Vinde a Betel e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e, cada manhã, trazei os vossos sacrifícios e, de três em três dias, os vossos dízimos.

Tudo é de Deus

42. Ageu 2:8

Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.

A contribuição na igreja primitiva

43. Atos 4:34-35

Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. Então, se distribuía a cada um à medida que alguém tinha necessidade.

Dízimos e ofertas para suprir necessidades

44. Atos 11:29

Os discípulos, cada um conforme suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.

Devemos ter cuidado onde colocamos o nosso dinheiro

45. Mateus 6:21

Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Dizimar não te livra de outras responsabilidades

46. Mateus 23:23

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.

A medida que damos, recebemos

47. Lucas 6:38

Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

Os dizimistas devem amar

48. Lucas 11:42

Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito

49. Lucas 16:10

Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.

Não seja servo do dinheiro

50. Lucas 16:13

Nenhum servo pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Não se vanglorie de ser dizimista

51. Lucas 18:12-13

Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!

Sem amor, nada tem valor

52. 1 Coríntios 13:3

Ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

Dai o que devido a cada um

53. Romanos 13:7

Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

Exemplo de dízimos e ofertas recolhidos com antecedência

54. 1 Coríntios 16:2

No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.

Contribuições usadas para o sustento daqueles que administravam o templo

55. 1 Coríntios 9:13-14

Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E não sabeis que os que servem ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho.

Contribuições da igreja da Macedônia

56. 2 Coríntios 8:2-3

Porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.

O dízimo de Abraão a Melquisedeque

57. Hebreus 7:2

A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz.

Não se canse de fazer o bem

58. Gálatas 6:9

E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

Tome cuidado com o amor ao dinheiro

59. 1 Timóteo 6:10

Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

versículo sobre dízimo

Qual versículo da Bíblia fala de dízimo?

Embora existam diversos versículos que abordam o tema do dízimo, um dos mais conhecidos e frequentemente citados é Malaquias 3:10. Nele, encontramos uma clara instrução e uma promessa divina: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção sem medida.” Este versículo não apenas menciona o dízimo, mas também enfatiza a generosidade de Deus em resposta à nossa fidelidade.

Onde diz na Bíblia que tem que dar 10% de dízimo?

A princípio, o conceito de dar 10% como dízimo é estabelecido no livro de Levítico 27:30, que afirma: “Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, pertencem ao Senhor; santas são ao Senhor.” Nesse contexto, “dízima” refere-se a uma décima parte.

Posteriormente, em Números 18:21, vemos que esse dízimo era destinado aos levitas: “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.” Esses versículos formam a base bíblica para a prática de dar 10% como dízimo.

Qual o Salmo que fala de dízimo e oferta?

Surpreendentemente, os Salmos não contêm referências diretas ao dízimo ou às ofertas no sentido tradicional. No entanto, o espírito de gratidão e generosidade que fundamenta o dízimo é evidente em muitos Salmos. Por exemplo, o Salmo 96:8 exorta: “Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios.”

Similarmente, o Salmo 50:14 diz: “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo.” Estes versículos, embora não mencionem especificamente o dízimo, capturam a essência de oferecer a Deus com um coração grato.

Onde na Bíblia fala sobre os 10 %?

A menção específica de 10% em relação ao dízimo aparece em vários lugares na Bíblia. Um dos primeiros exemplos é encontrado em Gênesis 14:20, onde Abraão dá a Melquisedeque “o dízimo de tudo”. Mais tarde, em Deuteronômio 14:22, Moisés instrui o povo: “Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo.”

Estes versículos, entre outros, estabelecem claramente o princípio de dar 10% como dízimo. É importante notar que, embora a porcentagem seja específica, o princípio subjacente é o de generosidade e confiança em Deus como provedor.

Conforme exploramos esses versículos, vemos que o dízimo não é apenas uma prática religiosa, mas um ato de adoração e confiança. Ao dar 10% de nossos ganhos, reconhecemos que tudo o que temos vem de Deus e demonstramos nossa disposição em confiar nele para suprir nossas necessidades. Além disso, o dízimo serve como um lembrete constante de que somos mordomos, não proprietários, dos recursos que Deus nos confiou.

Em conclusão, enquanto os versículos sobre o dízimo fornecem diretrizes claras, o mais importante é cultivar um coração generoso e grato. Afinal, o dízimo não é apenas sobre dinheiro, mas sobre reconhecer a bondade de Deus e participar de Sua obra no mundo. Que possamos, portanto, dar não por obrigação, mas por amor e gratidão ao nosso Deus provedor.

Crente Sábio

Somos um grupo de cristãos dedicados ao estudo profundo da Bíblia e à reflexão sobre as maravilhosas obras de Deus em nossas vidas. Nosso blog é um espaço onde compartilhamos não apenas dúvidas comuns da Bíblia, mas também curiosidades, frases cristãs, estudos aprofundados, esboços de mensagens e uma variedade de temas relacionados à nossa fé.