Versículo sobre batismo nas águas: 20 melhores passagens

O batismo nas águas é um momento crucial na jornada de fé de um cristão. Neste post, falaremos a respeito de versículo sobre batismo nas águas, exploraremos vinte passagens bíblicas essenciais que iluminam o significado e a importância desse sacramento.

Leia também: Veja outros versículos

Ademais, discutiremos o que o batismo realmente representa na vida do crente. Analisaremos versículos específicos que abordam o tema, bem como salmos que podem ser usados nessa ocasião especial. Assim, nosso objetivo é proporcionar uma compreensão mais profunda desse ato simbólico e sua relevância para a vida cristã contemporânea.

Versículos sobre batismo nas águas

1. Mateus 28:19

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”

2. Marcos 1:9-10

“Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele.”

3. Marcos 16:16

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

4. Lucas 3:21-22

“Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E enquanto ele estava orando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado; de ti me agrado.'”

Versículo que fala sobre batismo nas águas

5. João 3:5

“Respondeu Jesus: ‘Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.'”

Versículos da bíblia sobre batismo nas águas

6. Atos 2:38

“Pedro respondeu: ‘Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.'”

7. Atos 8:36-38

“Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse: ‘Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?’ Disse Filipe: ‘Se você crê de todo o coração, pode.’ O eunuco respondeu: ‘Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.’ Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.”

8. 1 Coríntios 12:13

“Pois em um só Espírito todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

Versículo da Bíblia sobre batismo nas águas

9. Romanos 6:4

“Portanto, fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.”

10. Gálatas 3:27

“Pois todos vocês que foram batizados em Cristo, de Cristo se revestiram.”

Versículo onde Deus fala sobre o batismo nas águas

11. Colossenses 2:12

“Vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dos mortos.”

Versículo que diz sobre batismo nas águas

12. Tito 3:5

“Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia. Ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.”

Versículo que diz sobre o batismo nas águas

13. Atos 22:16

“E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele.”

Versículo sobre batismo nas águas segundo a bíblia

14. Efésios 4:5

“Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.”

15. Mateus 3:13-17

“Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: ‘Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?’ Respondeu Jesus: ‘Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça.’ E João concordou. Assim que foi batizado, Jesus saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.”

16. João 1:33

“Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo.'”

17. Atos 10:47-48

“Então Pedro disse: ‘Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias.”

18. Atos 19:4-5

“Disse Paulo: ‘João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.’ Ouvindo isso, eles foram batizados em nome do Senhor Jesus.”

19. Atos 16:31-33

“Eles responderam: ‘Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa.’ E pregaram a palavra de Deus a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.”

20. 1 Pedro 3:21

“E isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês—não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência para com Deus. Ele salva vocês pela ressurreição de Jesus Cristo.”

Versículo sobre batismo nas águas

Mas o que significa o batismo nas águas?

O batismo nas águas é muito mais do que um simples ritual. De fato, representa uma declaração pública de fé e compromisso com Cristo. Simboliza a morte para o pecado e o renascimento para uma nova vida em Jesus.

Como Paulo explica em Romanos 6:4, “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” Assim sendo, o batismo marca o início de uma jornada transformadora, onde o crente se identifica com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

Qual o versículo que fala sobre o batismo nas águas?

Um dos versículos mais conhecidos sobre o batismo nas águas encontra-se em Mateus 28:19, onde Jesus instrui seus discípulos: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Este versículo, conhecido como a Grande Comissão, não apenas menciona o batismo, mas o coloca como parte integral do processo de discipulado. Assim, o batismo é visto como um ato de obediência ao comando de Cristo.

Qual o Salmo que fala sobre o batismo nas águas?

Embora os Salmos não mencionem diretamente o batismo nas águas como o conhecemos no Novo Testamento, alguns deles contêm linguagem que pode ser aplicada metaforicamente a esse sacramento. Por exemplo, o Salmo 51:7 diz: “Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.” Este versículo, embora originalmente se refira à purificação espiritual, pode ser visto como uma bela analogia ao batismo.

Qual salmo para batismo?

O Salmo 23, embora não fale especificamente sobre batismo, é frequentemente usado em cerimônias batismais devido à sua rica imagética de águas tranquilas e renovação espiritual. O versículo 2 diz: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Conduz-me junto às águas tranquilas”. Esta passagem evoca a paz e a serenidade que muitos experimentam no momento do batismo, simbolizando o descanso encontrado em Cristo.

Por fim, espero que tenha gostado desse post sobre versículo sobre batismo nas águas. Até a próxima!

Crente Sábio

Somos um grupo de cristãos dedicados ao estudo profundo da Bíblia e à reflexão sobre as maravilhosas obras de Deus em nossas vidas. Nosso blog é um espaço onde compartilhamos não apenas dúvidas comuns da Bíblia, mas também curiosidades, frases cristãs, estudos aprofundados, esboços de mensagens e uma variedade de temas relacionados à nossa fé.