Versículos para jovens de motivação: 79 melhores passagens

Neste post, exploraremos 79 versículos para jovens de motivação cuidadosamente selecionados para motivar e fortalecer os jovens em sua caminhada de fé. Como sabemos, a jornada da juventude é repleta de desafios e oportunidades. Neste momento crucial da vida, os jovens buscam orientação e inspiração para enfrentar as complexidades do mundo moderno.

Leia também: Veja outros versículos

A Bíblia, com sua sabedoria atemporal, oferece uma fonte inesgotável de encorajamento e direção. Ademais, discutiremos quais versículos são particularmente impactantes para a juventude, que palavras podem tocar seus corações, e como escolher a versão bíblica mais adequada para esse público dinâmico e cheio de energia.

Versículos para jovens de motivação

1. Filipenses 4:13

“Tudo posso naquele que me fortalece.”

2. Jeremias 29:11

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”

3. Isaías 40:31

“Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”

4. João 16:33

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

5. Salmos 37:4

“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.”

Versículos para culto de Jovens

6. Eclesiastes 12:1

“Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: Não tenho satisfação neles.”

7. 1 Timóteo 4:12

“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.”

8. Salmos 119:9

“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.”

9. 2 Timóteo 2:22

“Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz. Juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”

10. 1 Coríntios 10:31

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”

Versículos para Jovens sobre Sabedoria

11. Tiago 1:5

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

12. Provérbios 3:5-6

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

13. Provérbios 4:7

“O princípio da sabedoria é: adquira a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento.”

14. Colossenses 2:3

“Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”

15. Provérbios 2:6

“Porquanto o Senhor é quem dá a sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.”

Versículos para jovens sobre motivação

16. Salmos 31:24

“Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!”

17. Hebreus 12:1-2

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.”

18. Deuteronômio 31:6

“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará.”

19. Romanos 8:31

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

20. Josué 1:9

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”

Versículos para jovens sobre avivamento

21. Salmos 85:6

“Acaso não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?”

22. Ezequiel 37:5

“Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.”

23. Atos 2:17

“‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.”

24. Habacuque 3:2

“Senhor, ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, Senhor. Realiza, de novo, em nossa época as mesmas obras; faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.”

25. Romanos 12:2

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Versículos para adolescentes

26. Salmos 119:105

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”

27. 1 Samuel 16:7

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.”

28. Efésios 6:1

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.”

29. Provérbios 1:8-9

“Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.”

30. Tito 2:6-7

“Encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade.”

Versículos para jovens refletir

31. Mateus 6:33

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

32. Provérbios 16:3

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.”

33. 1 Coríntios 6:19-20

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é templo do Espírito Santo, que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”

34. Miquéias 6:8

“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: que você pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.”

35. Romanos 12:1

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.”

Você é forte!

36. 1 Coríntios 16:13

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.”

37. 2 Coríntios 12:9-10

“Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte.”

38. Salmos 18:32-33

“Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho, faz os meus pés como os da corça e põe-me nas minhas alturas.”

39. Salmos 27:1

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?”

40. Isaías 41:10

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”

Você pode fazer a diferença

41. Mateus 5:14

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.”

42. 1 Pedro 2:9

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

43. Filipenses 2:15

“Para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis, em meio a uma geração pervertida e corrompida, na qual vocês brilham como estrelas no universo.”

44. 1 Timóteo 4:15

“Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.”

45. 1 Coríntios 15:58

“Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.”

Seja corajoso!

46. Salmos 27:14

“Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.”

47. Deuteronômio 31:8

“O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!”

48. 2 Timóteo 1:7

“Pois Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

49. 1 Crônicas 28:20

“Davi disse ainda a Salomão, seu filho: ‘Seja forte e corajoso e mãos ao trabalho! Não tenha medo, não desanime, pois o Senhor Deus, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a obra para o serviço do templo do Senhor’.”

50. João 14:27

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.”

Seja feliz!

51. Filipenses 4:4

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!”

52. Salmos 118:24

“Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.”

53. Romanos 15:13

“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo.”

54. Salmos 16:11

“Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.”

55. João 15:11

“Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.”

Deus te amou antes de tudo

56. 1 João 4:19

“Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”

57. Jeremias 1:5

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.”

58. Efésios 1:4

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.”

59. Romanos 5:8

“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”

Deus te dá sabedoria e inteligência

60. Tiago 1:5

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade receberá.”

61. Provérbios 2:6

“Porquanto o Senhor é quem dá a sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.”

62. Provérbios 3:13

“Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento.”

63. Colossenses 2:3

“Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”

64. Daniel 2:21

“Ele muda os tempos e as estações; ele depõe reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.”

Faça tudo para a glória de Deus!

65. 1 Coríntios 10:31

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”

66. Colossenses 3:17

“E tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”

67. 1 Pedro 4:11

“Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.”

68. João 15:8

“Meu Pai é glorificado quando vocês dão muito fruto e mostram que são meus discípulos.”

69. Colossenses 3:23

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”

Seja rico… no lugar certo!

70. Mateus 6:19-21

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”

71. Provérbios 11:28

“Quem confia nas suas riquezas certamente cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem nova.”

72. 1 Timóteo 6:17-19

“Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes e nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos proporciona ricamente para a nossa satisfação. Ordene que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.”

73. Lucas 12:33-34

“Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acaba, onde ladrão nenhum chega perto e a traça não destrói. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”

74. Tiago 5:1-3

“Agora escutem, vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá. As suas riquezas apodreceram e as traças corroeram as suas roupas. O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunha contra vocês e consome a sua carne como fogo. Vocês acumularam bens nestes últimos dias.”

Vale a pena andar com Deus

75. Salmos 34:8

“Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!”

76. Salmos 16:11

“Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.”

77. Provérbios 3:5-6

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

78. Isaías 40:29-31

“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”

79. João 14:21

“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.”

versículos para jovens de motivação

Qual versículo é bom ler para jovens?

Primordialmente, versículos que abordam temas como confiança, coragem e propósito ressoam profundamente com os jovens. Por exemplo, Jeremias 29:11 declara: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Este versículo, em particular, oferece esperança e segurança em um mundo muitas vezes incerto, lembrando aos jovens que Deus tem um plano para suas vidas.

Qual palavra levar para jovens?

A palavra que mais impacta os jovens é, sem dúvida, “propósito”. Em uma fase da vida repleta de decisões e questionamentos, entender que há um propósito divino para sua existência pode ser transformador. Efésios 2:10 reforça essa ideia: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Essa passagem não apenas afirma o valor intrínseco de cada jovem, mas também os desafia a viver uma vida significativa e alinhada com os propósitos de Deus.

Qual o versículo de motivação?

Entre os versículos mais motivadores para jovens, destaca-se Filipenses 4:13: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Este versículo poderoso lembra aos jovens que, com Deus, não há limites para o que podem alcançar. Ele encoraja a perseverança diante dos desafios e inspira confiança para perseguir sonhos aparentemente impossíveis. Além disso, esse versículo ressoa com a energia e o otimismo característicos da juventude, canalizando-os para uma fé robusta e ativa. Veja também: Versículos de motivação para não desistir

Qual a Bíblia indicada para jovens?

A escolha da Bíblia ideal para jovens deve considerar linguagem acessível e recursos que facilitem o entendimento e a aplicação das Escrituras. Versões como a Nova Versão Internacional (NVI) ou a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) são excelentes opções. Estas traduções combinam fidelidade ao texto original com uma linguagem contemporânea que ressoa com o público jovem. Adicionalmente, Bíblias de estudo com notas explicativas, mapas e artigos voltados para questões juvenis podem enriquecer significativamente a experiência de leitura e estudo.

Por fim, espero que tenha gostado desse post sobre versículos para jovens de motivação. Até a próxima!

Crente Sábio

Somos um grupo de cristãos dedicados ao estudo profundo da Bíblia e à reflexão sobre as maravilhosas obras de Deus em nossas vidas. Nosso blog é um espaço onde compartilhamos não apenas dúvidas comuns da Bíblia, mas também curiosidades, frases cristãs, estudos aprofundados, esboços de mensagens e uma variedade de temas relacionados à nossa fé.